Trajectórias das Pancadas Básicas ou Ataques

1.º - na posição base, em guarda alta;

2.º - a “Crescer”;

3.º - com “Troca de passo”, OU meio saído meio entrado;

4.º - a uma mão.

(A terminologia aqui usada segue a linha dos Mestres: Hopffer; Caçador; Ferreira/Gamero.)

EXERCÍCIO:

- 3 séries das 13 pancadas, na posição esquerda, parado;

- 3 séries das 13 pancadas, a “Crescer”;

- 3 séries das 13 pancadas, com “Troca de passo”;

- 4 séries das 13 pancadas a uma mão, alternando mão direita, com mão esquerda.

(3 minutos de intervalo entre séries.)

Dicas sobre o ATAQUE (ou PANCADA)

O Ataque (no combate) é a acção que tem por objectivo o toque ou pancada no antagonista.

Poderá ser simples ou múltiplo; também poderá ser directo ou com engano, poderá partir de paradas á vara do adversário ou ainda de cortes e passagens.

Quando é directo, terá de partir rapidíssimo em linha para o ponto mais desprotegido do adversário.

A eficácia do ataque directo está na rapidez de execução e no momento mecânico- psicológico exacto de entrada. (timing)

O movimento eficaz de ataque, para além de rapidíssimo, terá de ser directo e ter início na projecção do centro de gravidade do corpo ligeiramente para a frente, comunicando o movimento às ancas, que por sua vez mobilizam todo o peso do tronco, seguindo para os braços, antebraço e pulso, transmitindo-o então á ponta da vara, tudo isto num movimento único e instantâneo.

Princípios Básicos do ATAQUE:

A vara deverá ser projectada sempre à frente do corpo.

É a ponta da vara que avança primeiro, depois o corpo segue-a.

No Jogo do Pau Português, os ataques, têm como característica, descrever um ângulo de 180º a 360º.

O ataque circular, baseia-se no movimento da funda e do chicote: braço descontraído em movimento circular, seguindo-se uma puxada rápida e curta.

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