Trajectórias das Pancadas Básicas ou Ataques
1.º - na posição base, em guarda alta;
2.º - a “Crescer”;
3.º - com “Troca de passo”, OU meio saído meio entrado;
4.º - a uma mão.
(A terminologia aqui usada segue a linha dos Mestres: Hopffer; Caçador; Ferreira/Gamero.)
EXERCÍCIO:
- 3 séries das 13 pancadas, na posição esquerda, parado;
- 3 séries das 13 pancadas, a “Crescer”;
- 3 séries das 13 pancadas, com “Troca de passo”;
- 4 séries das 13 pancadas a uma mão, alternando mão direita, com mão esquerda.
(3 minutos de intervalo entre séries.)
Dicas sobre o ATAQUE (ou PANCADA)
O Ataque (no combate) é a acção que tem por objectivo o toque ou pancada no antagonista.
Poderá ser simples ou múltiplo; também poderá ser directo ou com engano, poderá partir de paradas á vara do adversário ou ainda de cortes e passagens.
Quando é directo, terá de partir rapidíssimo em linha para o ponto mais desprotegido do adversário.
A eficácia do ataque directo está na rapidez de execução e no momento mecânico- psicológico exacto de entrada. (timing)
O movimento eficaz de ataque, para além de rapidíssimo, terá de ser directo e ter início na projecção do centro de gravidade do corpo ligeiramente para a frente, comunicando o movimento às ancas, que por sua vez mobilizam todo o peso do tronco, seguindo para os braços, antebraço e pulso, transmitindo-o então á ponta da vara, tudo isto num movimento único e instantâneo.
Princípios Básicos do ATAQUE:
A vara deverá ser projectada sempre à frente do corpo.
É a ponta da vara que avança primeiro, depois o corpo segue-a.
No Jogo do Pau Português, os ataques, têm como característica, descrever um ângulo de 180º a 360º.
O ataque circular, baseia-se no movimento da funda e do chicote: braço descontraído em movimento circular, seguindo-se uma puxada rápida e curta.
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