Paradas ou Defesas ou Guardas de Pancada

A Defesa ou Guarda de Pancada, é a acção de contrariar o ataque do antagonista, por deslocamento corporal e interposição da nossa vara.

É nela que assenta a técnica do Jogo do Pau, pois se é verdade que qualquer pessoa não treinada, pode fazer com eficácia um ataque com pau, já não é verdade que o mesmo possa acontecer com a defesa.

Para se defender com segurança é necessário um treino técnico específico, que conduza ao desenvolvimento da percepção espaço-temporal, para que o cruzamento de varas seja eficaz e o deslocamento seja efectuado na distância correcta para permitir um contra-ataque oportuno.

Há várias formas de nos defendermos de um ataque com pau, mas para este estudo, entende-se como Defesa, a "Parada" ou "Guarda Rija".

Embora no Jogo do Pau formal ou de exibição, a "Parada" correcta seja feita com o último terço da vara, com deslocamento recuado, saído ou lateral, para o Jogo de Combate, estas normas já não são válidas.

A "Parada" ou “Guarda rija” deverá ser executada com os braços estendidos lateralmente, o mais longe possível do corpo e a mão da frente deverá estar atrás do ombro mais avançado.

As "Guardas Rijas" deverão ser feitas com encaixe das articulações dos cotovelos, ombros e ancas, aplicando o peso do corpo sobre o cruzamento das varas, apoiado na estrutura óssea, usando o mínimo de força muscular.

O movimento defensivo deverá ir ao encontro da pancada antagonista, avançando ligeiramente o peso do corpo e só deverá ser efectuado, quando já não for possível ao antagonista mudar o seu ataque.

Outras formas de “Guardas de pancada”:

- GUARDAS BRANDAS (ou pancadas de tempo)

Aproveitam a força da pancada do antagonista para imprimir maior velocidade ao nosso contra ataque.

A Escola de Jogo do Pau de Portimão, utiliza predominantemente as guardas brandas, principalmente nos treinos e exibições, pois para alem de permitir maior rapidez de resposta, e consequentemente de jogo, poupa os paus e mais importante as articulações dos membros superiores.

- GUARDAS EM MOVIMENTO OU VARRIMENTAS.

Atacam a pancada do adversário com outra mais forte em sentido contrário, “varrendo-a” para fora (“jogo traçado”, típico do norte).

Nota: Numa primeira fase, convém treinar as defesas somente com as Guardas Rijas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Jogo em casa

Viracostas (com respectivas Guardas de Parada) e Enganos